COMUNIDADE DO CUMBE DENUNCIA ABUSOS DA EMPRESA BONS VENTOS

Hoje, dia 26 de agosto, desde a madrugada 70 moradores da comunidade estão fechando a estrada de acesso e reivindicando que a empresa resolva o problema. Informamos que representantes da empresa Bons Ventos estão no local com a polícia estadual e municipal para retirar os manifestantes.

Há anos a comunidade tradicional de pescadores e marisqueiras localizada no Cumbe, há 12 km da sede do município de Aracati, situada no litoral leste do estado é vítima da ocupação desenfreada dos mangues, lagoas e dunas. Porém há um ano, a comunidade passou a ser vitima da empresa Bons Ventos, responsável pela instalação de um Parque eólico sobre as dunas. Entre os problemas enfrentados pela comunidade, destaca-se a construção de uma estrada de acesso ao parque eólico. Além da poeira, agora as pessoas só podem sair de casa se atravessar um lamaçal que alcança a porta de suas casas. Os moradores afirmam que a lama chega até o joelho impedindo que as pessoas saiam de seus lares.

Durante muito tempo foi a criação de camarão em cativeiro – Carcinicultura, que ameaçou a segurança alimentar da comunidade destruindo os manguezais que garantiam o alimento para as famílias. Agora com a instalação dos parques de energia eólica da empresa Bons Ventos as dunas desmontadas, lagoas soterradas, sendo a água retirada das lagoas por carros pipas para jogar na construção da estrada.
Rosa MartinsInstituto Terramar

0 comentários:

Postar um comentário

 
©2009 Instituto Praeservare | by TNB